30 de janeiro de 2015

TDAH- Hiperatividade - (TESTE) - Luiza Gosuen


TDAH- é um Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade,  mais comum em meninos, e pode variar a idade, desde pequeninos  até a adolescência, sendo que alguns casos em adultos já foram constatados.

Na prática, significa uma pessoa que não sossega, não consegue ficar quieta, não consegue permanecer sentada em nenhum lugar ou situação como numa igreja, hospital ou sala de aula.

Normalmente, percebemos esses sintomas já na criança de tenra idade, que vão se agravando no período escolar, quando essa criança apresenta dificuldade de concentração,desviando a atenção para várias coisas ao mesmo tempo e incomodando colegas e professores.

Esse transtorno surge devido ao  mau funcionamento no cérebro, no Lobo pré-frontal, que altera o comportamento, dificultando atividades que envolvam concentração, memória e atenção.

Algumas vezes, podemos estar diante de uma pessoa com inteligência acima da média e, portanto, determinado assunto pode se tornar enfadonho por achar muito banal ou fácil. Essa situação é diferenciada e o professor ou os pais devem estar atentos para não confundirem Hiperatividade com criança super dotada.

Outra situação comum é os pais serem chamados a escola, para que seja revelado a eles o "diagnóstico" de que seu filho é Hiperativo, quando na verdade é uma criança sem limites ou até sem educação.

Vejamos as diferenças: criança sem limites não suporta ser contrariada, tudo tem que ser do jeito dela, na hora que ela quer, não sabe esperar e não sabe obedecer.
Nesse caso, os pais é que precisam ser alertados e orientados na maneira de como resolver essa situação. Geralmente, ocorre em caso onde a criança é filho único e toda a atenção da família se desdobra para satisfazer suas vontades ou, em caso extremo, onde a criança tem muitos irmãos e a falta de atenção que lhe seria necessária para reverter em carinho é pouca ou inexistente,tornando-a incontrolável, pois usa esse comportamento inadequado para chamar a atenção sobre si.

Já no caso da criança sem educação, observamos a falta de respeito para com todas as pessoas, inclusive provocando brigas e até agressões físicas a colegas de classe.
Não tem princípios de ordem, deixa tudo jogado, quebra objetos sem considerar nenhum valor e não obedece ordens.

Então, como saber diferenciar? Quais os sintomas das crianças com Hiperatividade?

São eles:
- distraem-se com facilidade,
- falam muito e às vezes alto demais e fora de hora;
- não conseguem ficar quietos (tem muita energia);
- impulsivas e propensas a se machucarem;
- muito curiosas;
- pouca tolerância à frustração;
- fazem birras para conseguir o que querem;
- precisam que lhes deem muita atenção;
- não conseguem terminar o que começam;
- mexem em tudo(principalmente em lojas ou quando vão em visitas com os pais a algum lugar).

Alguns sintomas podem surgir também em decorrência da perda da visão ou audição, o que faz  com que a criança tenha maior mobilidade em sala de aula, precisando sair do seu lugar a todo instante para que possa enxergar a lousa ou escutar a professora.

Pode ser ainda por estresse emocional ou algum problema de saúde como convulsões. Por isso a necessidade, dos pais e dos professores, manterem sempre contatos para que se identifique o que está acontecendo também no núcleo familiar.

Geralmente são crianças inteligentes, mas o comportamento inadequado os afasta de outras pessoas e aí piora os sintomas.

Esses comportamentos podem ser direcionados com a ajuda de um profissional e com pais atentos e dispostos a ajudar, pois será preciso muita paciência para superar esse desafio, isto porque normalmente os pais já estão esgotados e também precisam de orientação.

O tratamento pode ser  medicamentoso e terapêutico para ajuste do comportamento aos padrões que possam ajudar a criança a se manter centrada, organizada e produtiva.

Alguns alimentos servem como "gatilho" deflagrador dos sintomas da hiperatividade, como o leite , ovos, carnes vermelhas, alguns peixes, chocolate e alguns carboidratos .
É aconselhado uma dieta pobre em açúcar refinado, doces em geral, alimentos processados com corantes e gorduras hidrogenadas presente em muitas guloseimas.
Algumas frutas também podem ser prejudiciais ,entre elas a laranja, morango ,frutas secas bem como alimentos cultivados com agrotóxicos que contenham organofosforado em sua formula. Um nutricionista fará a orientação adequada para cada caso e idade.

A prevenção pode ser feita durante a gravidez, quando se sugere que as mães evitem bebidas alcoólicas, café e chá.
A exposição ao chumbo, como em contato com alguns tipos de tintas e objetos de cerâmica esmaltada é desaconselhada.
Um teste importante a ser realizado é o Mineralograma Capilar que identifica as quantidades de minerais existentes na mãe comparado com a tabela esperada.

Um teste para ajudar na orientação de pais e professores.

Responda a essas perguntas:

1- A criança é excitável? (não para nem um momento)
2- A criança é impulsiva?  (não pensa para agir ou responder)
3- A criança tem dificuldade de aprendizagem? (não consegue entender o que é explicado)
4- A criança tem inquietude exagerada? (mesmo sentada, está agitada)
5- A criança costuma ser destruidora? (quebra tudo que à sua frente)
6- A criança é briguenta e agressiva? (bate nas outras crianças  ou nos irmãos e se diverte com isso)
7- A criança é insociável? (não tem amigos,não sabe compartilhar)
8- A criança começou a praticar pequenos roubos? (pega coisas dos outros e diz que não pegou)
9- A criança no geral é muito infantil? (gosta de chamar a atenção)
10-A criança frequentemente se distrai com facilidade? (qualquer barulho ou movimento tira-lhe a atenção em sua atividade)
11-A criança costuma começar muitas atividades, mas não termina nenhuma? começa algo, perde o interesse e já passa para outra)
12-A criança costuma reclamar de dor de cabeça? (as atividades aborrecem e causa-lhe mal-estar)
13-A criança mostra traços de crueldade? (maltrata animais, plantas e não tem sensibilidade para coisas boas)
14- A criança é classificada como muito travessa pelos familiares e amigos da família? (em casa e com familiares também faz travessuras)
15-A criança é briguenta com todos? (não respeita ninguém)
16-A criança costuma molestar outras crianças? (frequentemente, atormenta e discrimina outras crianças, para se divertir)
17-A criança em problemas de sono? (dificuldade para adormecer, agita-se muito, fala dormindo, tem pesadelos, range os dentes)
18-A criança costuma deixar tudo espalhado? (não consegue colocar ordem em nada)
19-A criança não consegue obedecer ninguém? (dá muito trabalho para obedecer ordens)
20-A criança costuma ser muito falante? (fala o tempo todo, só ela quer falar e em alto volume)
21-A criança costuma não ter direcionamento? (está sempre correndo  para muitas direções e nem sabe o que quer)
22-A criança costuma ter raivas intensas? (crises de descontrole emocional)
23-A criança costuma frustra-se ante qualquer esforço? (antes de começar já está entediado ou fazendo birra)
24-A criança apresenta dificuldade escolar? (na escola não consegue aprender, atrapalha a aula e não faz a lição)
25-A criança tem pouca noção de perigo? (machuca-se com facilidade e provoca muitos acidentes)


Analisando o resultado:

*Considerar apenas as respostas afirmativas, com "SIM".

*Deve ter no mínimo 12 respostas afirmativas, para se considerar Hiperatividade.
*Não é considerado respostas como "Algumas vezes"
*Não confundir conceito de criança mal-educada/manhosa/sem-limites/ maldosa/preguiçosa.
*Avaliar se a criança não está acima da média em nível intelectual, pois se for uma criança superdotada, poderá sentir- se desmotivada em participar das atividades programadas por ser considerada fácil demais para ela.
*Lembre-se que Hiperatividade é um descontrole de concentração, que leva a outras atitudes comportamentais.
*Procure um Psicólogo para ajudar com o problema. Em alguns casos mais severos, pode ser preciso o tratamento médico e uso de medicamentos.
*Verificar a postura dos pais e como se comportam com a criança e também como é o convívio familiar.
*Verificar o relacionamento do professor com a criança.

Este material (teste) não é uma ferramenta para diagnóstico. 
Serve como uma orientação para pais e professores.
Procure um psicólogo para uma avaliação efetiva.


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